Pré-escola B2 - MANHÃ (profª. Carmem)

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

NOME DO PROJETO: NOSSOS AMIGOS E AMIGOS DO PLANETA
ÁGUA-TERRA-FOGO E AR
PROFESSORA: Carmem Lucia Nichelle Hautrive
TURMA: Pré B4      TURNO: Manhã
PERÍODO PREVISTO: Abril e Maio
ASSESSORIA PEDAGÓGICA: Juliana Gomes
 DIRETORA: Rossonia Serafini
VICE-DIRETORA: Giovana Cancian

                                                               JUSTIFICATIVA
 Creio que os seres humanos precisam estar em harmonia com o meio em que vivem, uma vez que também constituem o Meio Ambiente e estão inseridos nele. Por isso a importância de abordar, este tema, na sala de aula. Os conflitos, as dúvidas, as curiosidades das crianças, proporcionando uma interação da escola com a família, resolvendo problemas, sanando dúvidas, buscando uma harmonia com o Planeta.
Quando focamos nas curiosidades e necessidades que surgem POR PARTE DAS CRIANÇAS, mexemos com questões existenciais, com ideias e pensamentos, ampliando e construindo representações do mundo e transportando para seu ambiente familiar, pois só terá se apropriado do conhecimento, a criança que contribuir para mudar o meio em que vive deixando-nos a pensar e refletir o que estamos fazendo com o Planeta.
Portando este projeto se justifica, pelo interesse que esta turma demonstrou num momento da roda de conversa sobre estas questões do Meio Ambiental, especificamente sobre a constituição do Planeta Terra.
 A curiosidade da maioria dos alunos é querer saber por que a terra aparece sempre azul nas fotos e imagens do planeta?  O que tem bem no meio da terra? Será que é quente? Será que a terra se mexe? Ou são as minhocas que mexem a terra?
                Após tantos questionamentos percebi a necessidade de iniciarmos este projeto estudando sobre os quatro elementos da natureza-: TERRA-ÁGUA-FOGO e AR que chamaremos de : OS AMIGOS DA NATUREZA.

OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO
Natureza e Sociedade
                                                     
ÁREAS DO CONHECIMENTO
-Língua Portuguesa
-Matemática
-Artes
-Movimentos e Musica





OBJETIVO GERAL
Proporcionar as crianças conhecimentos e experiências de observação e constatação de que os quatro elementos, Terra, Água, Fogo e Ar, são necessários a vida dos seres vivos, como também, a vida e conservação do Planeta Terra.



AREA DO CONHECIMENTO:
NATUREZA E SOCIEDADE
                                               OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDO: ÁGUA
-Compreender os benefícios da água para os seres vivos.
-Reconhecer onde podemos encontrar água na natureza.
-Pesquisar como ela chega a nossa casa.
-Perceber que a vida dos seres humanos e outros seres vivos começam na água.
-Conscientizar o aluno da importância do tratamento da água para bebermos.
-Compreender para que serve a CORSAN.
-Compreender a importância dos hábitos de higiene para uma vida saudável.
-Diferenciar as características da água poluída e da água potável.
-Conscientizar para evitar o desperdício da água nos hábitos da higiene diária.

CONTEÚDO: CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA
-Compreender o fenômeno natural que resulta das chuvas.
-Pesquisar como a água chega até as nuvens, formando-as,
-Importância das chuvas para o Meio Ambiente.
-Compreender que o excesso de chuvas causa problemas muito sérios para as plantas, animais e pessoas.

CONTEÚDO: AR
-Compreender a importância do ar para todos os seres vivos que habitam o planeta.
-Experienciar o que acontece com os seres vivos quando falta o ar.
- Compreender a importância do elemento ar para a vida no Planeta.
-Pesquisar algumas doenças causadas pela poluição do ar.
CONTEÚDO: TERRA-SOLO
-Reconhecer a importância deste elemento para os seres vivos.
-Conscientizar os alunos do prejuízo que a falta de chuva faz para o solo.
-Perceber a importância de um solo fértil, com bastante nutrientes para o desenvolvimento das lavouras, hortas e folhagens.
-pesquisar os elementos que causam a poluição do solo.
CONTEÚDO: FOGO
-Reconhecer os benefícios e os prejuízos causados pelo elemento fogo.
-Conscientizar os alunos da importância que estes quatro elementos vivam em harmonia e, que esta harmonia depende de nós.
-Mostrar para os alunos o que a mão do homem está fazendo para que esta harmonia não aconteça.
ÁREA DO CONHECIMENTO:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
                         OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDO: ORALIDADE
-Possibilitar o uso da linguagem oral para conversar, brincar, jogar, comunicar e expressar desejos e sentimentos.
-Desenvolver o gosto ela leitura.
-Escutar textos e histórias lidas apreciando a leitura feita pela professora.

CONTEÚDO: ESCRITA
-Possibilitar o contato com a língua escrita através de vários portadores de textos e o entendimento da funcionalidade da escrita, bem como a possibilidade da escrita espontânea.
-Interessar-se em escrever palavras e textos ainda que de forma não convencional.
-Perceber a diferença entre o desenho e a escrita.
-Promover atividades de letramento, visando conhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto de forma contextualizada.
-Reconhecer e escrever seu nome, fazendo também o reconhecimento do nome dos colegas.
-Copiar a escrita das palavras significativas que irão aparecer durante o envolvimento do projeto, assim como, a escrita espontânea dessas palavras.
-Trabalhar na formação de textos coletivos a partir de cenas, gravuras e objetos.
-Interpretar histórias com sequência lógica.



AREA DO CONHECIMENTO: PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO

                                          OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDO: MATEMÁTICA
-Desenvolver o raciocínio lógico-matemático através dos jogos de regras.
-Observar e Identificar os números em diferentes contextos em nosso cotidiano.
-Promover atividades que possibilitem a compreensão das relações matemáticas de: comparar, ordenar, classificar, sequência e seriação.
-Levar as crianças a criar hipóteses para a solução de problemas simples.
-Estabelecer aproximações para algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.
-Sequenciar os números corretamente, cada aluno fará esta contagem até onde sabe.
-Marcar o tempo por meio de calendário.
-Identificar pontos de referências para situar-se e deslocar-se no espaço físico.

-
AREAS DO CONHECIMENTO:
MOVIMENTO E MÚSICA


                                           OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDO: RITMO





COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA



CORPO




-Explorara as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação por meio de jogos, músicas, etc...
-Interpretar músicas e canções diversas, interagindo com o grupo.
-Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

-Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, entre outras habilidades motoras, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.

-Explorar diferentes posturas corporais como: sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições.
-Explorar os mais diversos movimentos como força, velocidade, resistência, flexibilidade, conhecendo os limites e as potencialidades de seu corpo.
AREA DO CONHECIMENTO:
ARTES VISUAIS
OBJETIVO  ESPECIFICO
CONTEÚDO: ARTES PLASTICAS
-Desenvolver habilidades por meio do desenho, da pintura, recorte, colagem e modelagem, explorando diferentes materiais necessários ao fazer artístico.

 ETAPAS PROVÁVEIS
-Narração das seguintes histórias:
Chuá, chuá Tchibum!-Marcos Bagno
 SUSTENTABILIDADE- Acabou a água – Reaproveitamento da Água       
                                        Jogue lixo no  lixo – Reaproveitamento do lixo
                                        O Mundinho Agradece- Vamos plantar uma arvore
                                        O homem da chuva- Gianni Rodari e Nicoleta Costa
                                        Elementos da Natureza-Roberto Belli
                                         O segredo da vida- Juarez Machado
                                         O Toró-Regina siguemoto
                                         A gotinha Plim Plim
                                         A viagem das três gotinhas
                                        

TRABALHANDO VALORES COM AS HISTÓRIAS:
-COLEÇÃO: O QUE NÃO CABE NO MEU MUNDO: Mentira, Preguiça, Teimosia, Gula, Ciúmes, Crueldade, Impaciência, Egoísmo, Preconceito, Bagunça.

-Diálogos e exposições de imagens
-VIDEOS DA INTERNET:  Água, o mundo com ela.....O mundo sem ela.
                                            Planeta Água-Música de Guilherme Arantes
                                             A turma da Clarinha e o Ciclo da água
                                             A turma da Clarinha em Higiene e saúde
                                             Dicas para economizar água
-Músicas referentes aos quatro elementos;
-Experiências com os quatro elementos com o registro de algumas delas.
-Painéis de desenhos feitos pelos alunos com a ajuda da professora.
-Narrativa dos alunos na roda de conversas, sobre os temas trabalhados.
-Passeios para estudos.
-Produção de textos coletivos.
-Cuidados com o Meio Ambiente através de atitudes de respeito com a natureza e os seres vivos.
-Pesquisar e registrar informações sobre os temas trabalhados.
-Realizar momentos de leitura livres, com livros referentes aos temas trabalhados.
-Poemas
-Teatro- O mundinho
-Parlendas
-Jogos de Memórias
-Jogos de Dominó
-Jogos de trilha e jogos de quebra cabeças
-Confecção de um livrinho orientando as pessoas da família e os colegas, com  sobre os cuidados com o PLANETA AZUL  e com a ÁGUA.
-Confecção de Móbiles
-Desenhos, pinturas e colagens com materiais diversos;
-Ilustrações de Musicas e poesias;
-Construção de mini hortas em garrafas Pet, e ornamentação de alguns locais da escola com plantas ornamentais;
-Textos e vídeos mostrando os prejuízos causados pelas enchentes, queimadas e vendavais;
-Solo – As camadas da terra;
-Evaporação- Ciclo da água- Música
-Prováveis palavras trabalham no contexto do projeto: ÁGUA, SOLO, TERRA, AR, CHUVA, SOL, FOGO, LAGO, RIO, NUVENS, GOTAS, ENXURRADA, QUEIMADAS, VENTO, VENTANIA...e outras que perceber ser significativa para os alunos.
-Dinâmicas de grupo.
-Dobraduras.
-Dramatizações de canções.
-Atividades matemáticas, contagem oral e sequenciada.
-Escrita dirigida e espontânea  dos números até 10.
-Noções de direção- esquerda, direita, frente, atrás...

AVALIAÇÃO
A avaliação será um processo contínuo e diário onde a criança será observada nas atividades em relação a sua participação nas atividades propostas evidenciando ou não interesse pelo tema escolhido.


O QUE SABEMOS
O QUE QUEREMOS SABER
O QUE APRENDEMOS
-Que a terra é redonda e tem agua.
-Que a água apaga o fogo.
-Que a terra é quente.
-Que tem pessoas, animais e plantas.
-Que o sol murcha as plantas
E as flores.
Que o sol derrete o gelo.
-Que se chove muito a chuva apodrece as plantas.
-As arvores queimam quando o sol  está muito quente.
-Que muito vento arranca as arvores.
-Que os raios matam as pessoas e queimam as arvores.
-Que os caranguejos fazem buracos e moram dentro.
-Que a agua do mar é salgada.
-Que a terra mora perto do céu.
-A terra não mora no céu, ela mora no espaço.



-Se tem um país que quando aqui é noite lá é dia?
-Por que o vento destrói as coisas?
-Por que tem estrela?
-Se a água vem dos canos?
-Por que as nuvens se mexem?
-Será que o vento empurra as estrelas?
- Porque lá em cima tem vento.
-Será que a lua segue as pessoas?
- A lua também se mexe?
- Porque as nuvens ficam escuras?
- Quem morre vira estrela?
- Será que a terra se mexe sozinha?
- Será que as minhocas mexem a terra?
- A minhoca mora dentro da terra preta ou na areia?
- Porque onde tem camelo tem OASIS que é cheio de água? 
Como é feito o gelo?
-Que nosso planeta tem mais agua do que terra, e que esta agua pode acabar se nós não cuidarmos;
-Aprendemos sobre o ciclo da agua na natureza e sobre como a agua chega até a torneira da nossa casa;
-Que o vento muito forte pode derrubar uma casa e que se chama ventania;
-Que as estrela são pequenos astros e que ela morrem, e são iluminadas pelo sol;
-Que a terra se mexe em volta dela mesma e do sol por isso que temos o dia e a noite;
-Que a agua vem dos rios;
-Que devemos cuidar da agua e economiza-la, por isso devemos tomar banho bem rápido, não deixar as torneiras pingando, e colocar no copo só a quantidade que vamos beber.
-Que quando chove muito pode causar enchente que prejudica a nossa vida, podemos perder tudo se a enxurrada levar nossas casas, podemos até morrer afogados.
-Que o ar é necessário para que tudo se movimente na terra;
-Que o solo deve ser preparado para receber a semente, e que devemos cuidar as plantas.
-Que a terra está num lugar chamado UNIVERSO, que existem outros planetas com a terra no espaço., mas só no planeta terra é que tem vida,
-Que a agua se apresenta de três  formas no ambiente em que vivemos:
Sólida, liquida e gasosa.
-Que devemos tomar muita água, para termos uma boa saúde.



BIBLIOGRAFIA
-Coleção Carrossel- Terceiro Estágio- Educação Infantil
-Pra Que Serve a Água, o Solo, o Fogo e o Ar- Ana Claudia –Coleção Quatro Elementos. Ed. -        Dimensão- 2010
-Revista Planeta
-Dando sentido para as ciências - Pesquisando as ideias das crianças – Visor. Madrid, 1999

-www.divertudo.com.br/ histórias.htm
0 Responses