Projeto Educação Fiscal 2013

1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


NOME DA INSTITUIÇÃO: Centro de Educação Infantil Casa da Criança

ENDEREÇO: Rua Venâncio Aires, 2645               Bairro: Passo D´areia
Telefone: 3026.2614
E-mail: casadacriancasm@yahoo.com.br        
                   Blog: docasuloaborboletasm.blogspot.com.br

CIDADE: Santa Maria – RS

ALUNOS: 354

PROFESSORES: Adriana Detânico, Aline Aparecida Zanatta, Bibiana Howes Carpes, Carmem Lúcia N. Hautrive, Eliane Margareth Petri, Elisa da Silva Dias Kummer, Francielle Bittencourt Bianquin, Isabel Cristina Xisto da Silva, Jane Berenice Borges Correa, Patricia da Trindade Scremin, Querti Adriana Guedes, Rita de Cássia Z. Costa, Rosangela Bohrer Gonçalves.

PROFESSORA COORDENADORA DO PROJETO: Giovana Cancian de Mello

EDUCADORA ESPECIAL: Maria de Fátima Rodrigues

COORDENADORA PEDAGÓGICA: Juliana Gomes

VICE-DIRETORA: Giovana Cancian de Mello

DIRETORA: Rossonia Serafini




2 - JUSTIFICATIVA

Acredita-se que o Programa Municipal de Educação Fiscal é um importante projeto educativo, que visa estimular a conscientização para a cidadania, de uma maneira lúdica e prazerosa, onde alunos, pais e professores possam perceber a importância do seu papel na busca por uma sociedade justa.
Paulo Freire afirma “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”, e neste sentido, observa-se que o papel da educação é imprescindível quando se busca uma mudança de consciência da sociedade em geral.
“Se planejarmos para um ano, devemos plantar cereais;
se planejarmos para uma década, devemos plantar árvores;
se planejarmos para toda a vida, devemos treinar e educar o homem.”
(Kwantsu, filósofo chinês, século III a.C.)

O projeto revela que a escola é o espaço de desenvolvimento da criança sobre a compreensão da sua realidade e como agir no meio em que vive de modo crítico e participativo, enfim, consciente do seu papel. Neste sentido, justifica-se esta proposta de trabalho, acreditando a escola ser o caminho na busca por um mundo melhor.

3- OBJETIVO GERAL:

·         Proporcionar um contexto de aprendizagem que permita o conhecimento sobre a Educação Fiscal e sua relação com a cidadania, estimulando a conscientização e a participação ativa de todos envolvidos no processo educativo.                              

4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Perceber os direitos e deveres dos cidadãos, bem como a obrigação de todos em fiscalizar a aplicação das verbas;
·         Proporcionar às crianças, famílias e demais envolvidos o conhecimento do Programa Municipal de Educação Fiscal em Santa Maria;
·         Sensibilizar a criança para a conservação do bem comum como forma de exercício da cidadania, motivando a toda comunidade escolar em diferentes ações de cidadania;
·         Perceber o valor do dinheiro e suas possibilidades;
·         Estimular a conscientização de nossas crianças sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente para uma melhor qualidade de vida;
·         Desenvolver atividades que estimulem o entendimento da comunidade escolar sobre a importância do voto consciente;
·         Proporcionar momentos de vivência e estimulação em relação ao respeito com o outro, solidariedade, fraternidade, enfim, sentimentos de pertencimento de sociedade;
·         Envolver todos os componentes da instituição de educação no dever em contribuir para o bem comum de toda a cidade.


5 - OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO:

·         Natureza e Sociedade


6 - ÁREAS DO CONHECIMENTO:

LÓGICO-MATEMÁTICA

·           Sistema monetário, preços das mercadorias, noção de adição e subtração;
·           Noção de número (quantidade e qualidade);
·           Raciocínio nas atividades diárias;
·           Resolução de problemas simples do dia-dia;

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

·           Ampliação do vocabulário;
·           Compreensão dos assuntos;
·           Comunicação interpessoal;
·           Expressão de ideias;
·           Escrita, representação gráfica, reconhecimento de símbolos (letramento).

ARTES

·           Exploração de diferentes materiais;
·           Expressão através da imaginação, da emoção e da reflexão;
·           Memória e percepção auditiva;
·           Música;
·           Sequência e ritmo;
·           Enriquecimento do vocabulário.

EXPRESSÃO E MOVIMENTO

·           Percepção das possibilidades do corpo;
·           Dança.

NATUREZA E SOCIEDADE
·           Reconhecimento e exploração do espaço (percorrido na comunidade);
·           Importância do trabalho na vida do cidadão;
·           Reconhecimento dos elementos que formam o meio ambiente.
·           Autoconhecimento;
·           Autonomia.

mrepresentantes comprometidos em  no futuro;
o planeta;            
7 - ATIVIDADE MOTIVADORA

·           Construção de um mascote do projeto que visitará as turmas.


8 - ETAPAS PROVÁVEIS:

·                Mercadinho ou lojinha – Brincar de vender– trabalho com sistemas monetários;
·                Feira do livro usado (preços simbólicos);
·                Passeio ao mercado: observar, comparar, comprar e exigir a nota fiscal;
·                Atividades com produtos, rótulos, preços e identificação do imposto pago no referido produto;
·                Carrinho de picolé no pátio da escola: representando ludicamente a compra e venda com notinha;
·                Jornalzinho ou panfleto para os pais, informando sobre assuntos relacionados ao projeto;
·                Simulação de uma eleição;
·                Apresentação de coreografia relacionada com o tema Educação Fiscal para o 5º Cid Legal Canta e Dança;
·                Estudo sobre os direitos e deveres do cidadão;
·                Atividades sobre Cidadania relacionada ao Meio Ambiente, Consumo Consciente de Água e Luz;
·                Confecção de um livro com história e ilustrações (criados pela turma ou pelas turmas envolvidas);
·                Site do Leãozinho: jogos, textos e música “Os Piratas”;
·                Criação de paródia ou música envolvendo o tema da Educação Fiscal;
·                Teatro;
·                Atividades sobre “Educação para o Trânsito”;
·                Reciclagem/Sustentabilidade: oficina de construção de brinquedos com sucata;
·              Cartilha de conscientização de respeito ao patrimônio público e privado, Meio Ambiente, direitos e deveres;
·                Painel: beleza de nosso país (sentimento de pertencimento);
·                Separação do lixo: conhecimento e utilização das lixeiras;
·                Pesquisa sobre o imposto que é pago nos produtos e serviços;
·                Culminância: elaboração de um banner expondo o projeto e como foi trabalhado nas turmas.

9 - AVALIAÇÃO


A avaliação deste projeto acontecerá em todos os momentos, durante o processo de execução do mesmo, tendo em vista: a observação, a participação, e a motivação da comunidade escolar.
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