Boletim Informativo

 EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 2013 


Recomeçar!

A vida é feita de recomeços, ou quem sabe a palavra certa seria renovação.
Renovação no sentido físico, paredes pintadas, móveis novos, professores recém chegados e os antigos repaginados, alunos novos inseguros e os antigos crescidos. Renovação no sentido emocional, risos, abraços, elogios, surpresas, encontros ou desencontros, um conjunto de sentimentos e pessoas que enchem o ambiente de vida e nos chama para arregaçar as mangas e encarar 2013!
Mas na verdade, minha missão aqui é escrever sobre inclusão.
Dizer que a casa está cheia que fechamos o mês de março com um total de 12 alunos incluídos, mais que motivo de orgulho, motivo para postarmos na esperança.
Poderia citar aqui o diagnóstico de cada um e fazer um texto técnico, mas jamais iria explicar mais e melhor que o professor Google, facilmente acessado por qualquer um. Digitem lá: Síndrome de Down, Síndrome de West, cegueira, deficiência física, deficiência múltipla, espectro autista e um grande rol de características se abrirá na tela do seu computador.
Na era da tecnologia a informação bate a nossa porta, é só abrir.
Prefiro usar esse texto para informar aquilo que não está nas redes sociais, pelo menos não com tanta ênfase. A simples e conhecida máxima: somos todos diferentes.
Verdade! Somos sim, embora a sociedade faça um grande esforço para que sejamos massificados, nivelados, padronizados, iguais. Aluno então, seria uma beleza se aprendessem todos no mesmo ritmo, ficaria mais fácil, uma única receita serviria para todos, economizaria tempo e trabalho.
Sinto dizer, gritar ao vento, estamos enganados. Sinto dizer, não tem receita. Tem sim muita dor em sair do cômodo lugar das coisas certas, definitivas, absolutas, imutáveis para descobrir a inconstância da vida.

Ah, mas e a educação inclusiva? Não sei. Sei de desenvolvimento infantil, de como as crianças brincam como elas aprendem quais os estímulos que precisam. Sei da necessidade de vínculo, carinho, cuidado, olhar atento. Sei que na nossa escola ensinamos crianças, todas elas!
Maria de Fátima Rodrigues
Educadora Especial

INFORMÁTICA EDUCATIVA 





PROJETO "ESTÍMULO À LEITURA"